A importância de cuidar dos recursos abióticos - Sustentabilidade já

Home Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, 7 de março de 2019

A importância de cuidar dos recursos abióticos

Porque devemos cuidar dos recursos abióticos? Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender quem eles são. Os recursos abióticos são aqueles recursos naturais que, mesmo não sendo vivo, influenciam diretamente e indiretamente na vida e no equilíbrio do ecossistema. Portanto, sendo de fundamental importância para nós, seres vivos e de nossa responsabilidade admirativa.

Seus elementos podem ser divididos em físicos, aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que além de fornecer luz para que ocorra a fotossíntese, influência na temperatura, uma condição ecológica para a vida na superfície terrestre e contribuinte para fatores climáticos como vento, umidade relativa do ar e pluviosidade; ou químicos, aqueles representados pelos nutrientes existentes, como os sais minerais, importantes e essenciais para a sobrevivência de alguns organismos, os fosfatos, que desempenham um papel muito importante para a formação dos ácidos nucléicos e o magnésio participa da clorofila.

Vale destacar que os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, oxigênio e do carbono contribuem na ciclagem dos nutrientes e no fluxo de energia para manter o equilíbrio do ecossistema, sendo assim um fator relevante para a promoção, manutenção e preservação da vida.

É percebido a interligação dos componentes abióticos e os seres vivos, sendo um dependente do outro para sua sobrevivência. Esse é o principal motivo pelo qual os seres humanos, quanto administradores dos mesmos, devem cuidar deles.

Texto produzido pela aluna Hemilly da Silva Santos, 7° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário