
Porque devemos cuidar dos recursos abióticos? Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender quem eles são. Os recursos abióticos são aqueles recursos naturais que, mesmo não sendo vivo, influenciam diretamente e indiretamente na vida e no equilíbrio do ecossistema. Portanto, sendo de fundamental importância para nós, seres vivos e de nossa responsabilidade admirativa.
Seus elementos podem ser divididos em físicos, aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que além de fornecer luz para que ocorra a fotossíntese, influência na temperatura, uma condição ecológica para a vida na superfície terrestre e contribuinte para fatores climáticos como vento, umidade relativa do ar e pluviosidade; ou químicos, aqueles representados pelos nutrientes existentes, como os sais minerais, importantes e essenciais para a sobrevivência de alguns organismos, os fosfatos, que desempenham um papel muito importante para a formação dos ácidos nucléicos e o magnésio participa da clorofila.
Vale destacar que os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, oxigênio e do carbono contribuem na ciclagem dos nutrientes e no fluxo de energia para manter o equilíbrio do ecossistema, sendo assim um fator relevante para a promoção, manutenção e preservação da vida.
É percebido a interligação dos componentes abióticos e os seres vivos, sendo um dependente do outro para sua sobrevivência. Esse é o principal motivo pelo qual os seres humanos, quanto administradores dos mesmos, devem cuidar deles.
Texto produzido pela aluna Hemilly da Silva Santos, 7° ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário