A ação humana no meio ambiente - Sustentabilidade já

Home Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 28 de abril de 2019

A ação humana no meio ambiente

Os recursos naturais que existem no planeta são divididos em dois grandes blocos, esses blocos são classificados conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis. Tendo como base a informação anteriormente citada, podemos refletir nos pontos positivos e negativos da ação humana no meio ambiente.
Quando o homem tira do meio ambiente recursos naturais, renováveis ou não renováveis, ele está contribuindo para o seu bem-estar, contribui também para um significativo aumento da tecnologia o que é excelente para saúde, educação e segurança, pois, a natureza é rica em materiais que facilitam as atividades do dia a dia humano. Ao construirmos uma área de proteção ambiental, recuperamos áreas degradadas, limparmos lagos e promovermos campanhas de plantio de mudas, estamos contribuindo de forma positiva com a natureza.
Já dizia Paul Ehrlien: “A humanidade está serrando o galho em que está sentada” , essa frase pode ser interpretada de diversas maneiras, dentre elas, a relação inconsequente do homem com o meio ambiente. Embora existam relações positivas entre a ação do homem com a natureza, existem também as relações negativas entre os mesmos. O desequilíbrio ecológico é um dos mais importantes problemas ambientais que a ação humana traz ao meio ambiente. Na maioria das vezes o homem explora além da conta os recursos que a natureza lhe oferece, provocando drásticas alterações sobre o meio natural.
Hoje em dia muito se fala em sustentabilidade, mas afinal o que se significa esse termo? Sustentabilidade nada mais é do que “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades", ou seja, sustentabilidade é usar os recursos naturais sem afetar o uso do mesmo pelas gerações futuras, podemos disser então que sustentabilidade é o mesmo que preservação.
Com base em tudo o que foi dito anteriormente, pode-se chegar a à seguinte conclusão: o homem pode continuar a usar os recursos naturais, desde que, o use de forma responsável. Deve-se também empregar o termo sustentabilidade de forma correta. Palestras de conscientização sobre o uso dos recursos naturais são necessárias, outra medida importante é a criação de programas sustentáveis.

Referência
LUÍS ROBERTO, Sandra Lessa. Livro de Geografia. CPB. InterATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário