Como podemos perceber as características das estações do ano estão mudando bastante há um certo tempo. Vemos isso com mais transparência nas estações verão e inverno. Isso se dá por causa da intervenção do ser humano na natureza causado a liberação de distintos gases nos quais afetam a atmosfera, levando o aumento do calor no verão e constantes tempestades no inverno.
É perceptível a variação de medias de temperaturas nos verões e invernos de antigamente para o de nossos dias. A exemplo do verão baiano, que mostra mudanças climáticas quantificadas por índices meteorológicos. Conforme o site do G1 de notícias, a cidade de Salvador - Bahia registrou a temperatura de 34ºC e sensação térmica de 39º C no dia 27/01/2019, sendo considerado o dia mais quente desse verão. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima para essa mesma data em 2009 foi de 30º C
E muitas dessas variações tem sido atribuída a resposta da Natureza aos estímulos provocados pelo homem quando de forma desordenada, usufrui dos recursos naturais, altera os ciclos geoecológicos e biológicos e polui o meio ambiente. Contudo, essa realidade deve mudar urgentemente em nosso país, a exemplo de outros países que apresentam ideias de rentabilidade para tentar diminuir a poluição, queimadas e até mesmo o desperdício, assim também abaixando a quantidade de dióxido de carbono, que afeta muito na atmosfera.
Fonte:
Sensação térmica chega a 39ºC no dia mais quente do verão em Salvador. Disponível em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/01/salvador-tem-temperatura-de-34c-e-sensacao-termica-chega-39c.html. Acesso: 05. Mar. 2019.
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Gráficos Meteorológicos. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=tempo/graficos. Acesso: 05. Mar. 2019.
Texto produzido pela aluna Eduarda Santos, 7° ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário